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A ROTINA DA CRIANÇA


O que é a rotina?

“Rotina se refere aos horários definidos para a realização das diversas atividades que a criança deve cumprir a cada dia. Sua organização supõe a distribuição dos horários para os estudos. Assim, é importante que os horários estejam claramente estabelecidos: hora de ir à escola, de comer, de estudar em casa, de realizar atividades como brincar e assistir à TV etc. A agenda diária e semanal deve estar sempre disponível para ser consultada pela criança: um cartaz grande e colorido em geral é uma boa estratégia. […]Os finais de semana também devem ser incluídos na agenda, tomando-se o cuidado para que haja períodos longos em que a criança possa ter liberdade para escolher que atividade realizar.” (SOARES; SOUZA; MARINHO, 2004).


A importância da rotina:

Formação de hábitos: Seguir uma rotina é uma forma eficiente de se formar um hábito.
- A rotina é tão importante que é usada em tratamentos psicoterápicos (BARBOSA; MELO; REGO; CRISTIANINI, 2001).
- Castigos e agressões não serão necessários para tentar mudar um comportamento inadequado caso a criança tenha aprendido bons hábitos desde pequena.
- Exemplo (hábito de estudar): “Sem orientação adequada e com pouco tempo, alguns pais acabam usando de práticas coercivas (agressões físicas e castigos) para tentar mudar o comportamento da criança em relação aos estudos.” (SOARES; SOUZA; MARINHO, 2004).


Como estabelecer a rotina?

1. Estabelecer as atividades prioritárias, e o tempo necessário para executá-las.

2. As atividades secundárias devem ser deixadas para depois das prioritárias, mas deve haver tempo para elas também.

3. Sempre que possível, deve-se incentivar a convivência familiar durante as refeições, as atividades escolares, ao assistir à TV etc. Esses momentos passados juntos devem ser prazerosos. Ficar fisicamente próximo à criança durante seus momentos de execução de tarefas contribui para que este horário seja agradável e não solitário.

4. As crianças aprendem muito rapidamente observando os adultos. Se os pais estabelecem também uma rotina para si, deixam-na exposta (em um cartaz, por exemplo) e a cumprem, poderão ajudar seus filhos servindo como modelo de responsabilidade e autocontrole. Além disso, crianças que vêem seus pais realizando atividades similares às suas aprendem que essas são valorizadas pela família e passam a valorizá-las também. Lembre-se, uma das formas pela qual as crianças aprendem é através de modelos!

5. Uma agenda sobrecarregada de atividades é uma condição que dificulta o estabelecimento de uma rotina infantil saudável. Atividades como aula de dança, de inglês, de música etc. devem ser motivadoras para a criança e não uma carga imposta. Para tanto, os pais devem envolvê-la na escolha de atividades opcionais, incentivá-la e devem participar e respeitar suas escolhas. A criança tem o direito de poder errar ao fazer sua opção, pois o momento de errar é esse; assim ela poderá descobrir o que mais gosta de fazer.


Referências:

SOARES, M. R. Z.; SOUZA, S. R. de; MARINHO, M. L. Envolvimento dos pais: incentivo à habilidade de estudo em crianças. Estud. psicol. (Campinas), dez. 2004, vol.21, no.3, p.253-260.

BARBOSA, A. R.; MELO, A. F. de; REGO, F. S.; CRISTIANINI, M. C.; Estresse – Uma proposta de intervenção. IV Jornada Científica AVAPE, 2001.


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Aos pais:

É natural que as crianças tenham algumas dificuldades em interiorizar as horas, em particular quando não têm as rotinas adquiridas (as rotinas são aquelas tarefas que fazemos quase diariamente e sensivelmente à mesma hora, como por exemplo, tomar banho antes de jantar, comer quase sempre à mesma hora, …).
As rotinas ensinam à criança a noção da passagem do tempo e o que é esperado acontecer em cada altura do dia. Transmitem segurança (tal como as regras, mas estas deixamos para outra história).


Pesquisado em:

Acesso em: 18/02/2010 às 10h45min.

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