O
trabalho de Arte na Educação Infantil é
desenvolvido através de várias linguagens, entre elas,
a música. De acordo com as Diretrizes Municipais de Educação
Infantil de Araucária, o contato com diferentes experiências sonoras
proporciona situações de aprendizagem, pois a criança
desenvolve sua capacidade auditiva e de discernimento dos elementos
que formam o som, como: timbre, altura, intensidade, duração
entre outros. Neste sentido, a mediação do adulto se
torna fundamental para sistematizar estas situações de
aprendizagem, dando sentido cultural a estes momentos lúdicos,
através dos jogos sonoros.O Laboratório Itinerante, visando contribuir com estes aspectos, nesta próxima aula (02/2012), irá explorar os instrumentos musicais através de jogos e brincadeiras no computador.
Para tanto, as professoras elaboraram algumas atividades, como: quebra-cabeça musical; jogos de associação som instrumento; jogo da memória musical, entre outros; utilizando o software livre JCLIC.
Outras atividades que podem ser desenvolvidas em sala de aula para enriquecer este conteúdo são:
- Levar para a sala uma música instrumental (pode ser clássica) para que as crianças apreciem. É interessante que seja uma música que tenha variação de andamento (lento, rápido), de altura (trechos agudos e graves), de intensidade (trechos fortes e fracos/piano) e com vários instrumentos (para perceberem os diferentes timbres). Deve constituir-se num momento de prazer e atenção. As crianças escutam uma primeira vez e em seguida o professor faz questionamentos acerca do andamento, dos instrumentos que tocam, se o som é muito forte e ou fraco, se é grave e ou agudo. Pode repetir alguns trechos para que percebam as diferenças.
- Construção de brinquedos sonoros e bandinha musical .
- Dança da cadeira com ritmos variados.
- Literatura Infantil
Pedro e o Lobo. EUNICE BRAIDO,FTD
Os sons dos instrumentos musicais.
Coleção Palavra Cantada.
Pedro e o Choro. Simone Cit.