MÃOZINHAS MÁGICAS
Materiais: papel sulfite, cola, areia colorida e canetas hidrográficas coloridas.
1. Em roda, inicie uma conversa que estimule as crianças a dizerem o que pensam e o que sentem quando estão felizes.
2. Em seguida, os alunos deverão carimbar uma de suas mãos no papel sulfite. Escolha a técnica mais adequada ou a que você considere mais interessante.Exemplo: contorno e colagem com areia, impressão com tinta guache,etc.
3. Quando terminarem, um aluno por vez deverá dizer ao grupo uma boa e uma má ação que aquela mãozinha já praticou.
4. Monte um painel escrevendo as boas ações feitas pelos alunos. Em volta das palavras, desenhe um grande coração com cola e peça às crianças que colem suas mãozinhas, formando a moldura.
___________________________________________________________________________________________
AR, AR, AR, VAMOS RESPEITAR!
1. Organize a turma sentada em uma roda e comece uma conversa que estimule os alunos a falarem sobre respeito. Faça perguntas como: “ O que é respeito?”, “ De que maneira tratamos bem nossos amigos?”, “Por que devemos respeitar uns aos outros”? “ O que é falta de respeito?”.
2. Durante a conversa, sugira que cada um desenhe a situação de desrespeito que não gosta.
3. Depois, realizar um teatro, dramatizando situações de respeito,reforçando assim, os pontos positivos da discussão.