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Quem lê...

...Sabe mais
...Pensa melhor
...Compara ideias
...Prepara-se melhor
...Tem o que falar
...Fundamenta suas opiniões
...Aumenta sua compreensão
...Melhora o vocabulário
...Tem mais chances
...Absorve experiência
...Sabe o que está acontecendo

(fonte: desconhecida)


O envolvimento com os livros no ambiente familiar e escolar é fundamental na formação das crianças. Quem é estimulado a ler e convive com a leitura, desde cedo, tem mais chances de se constituir um futuro leitor.

Como incentivar a leitura

Ler estimula a inteligência e o vocabulário. A leitura precisa ser desenvolvida assim como os esportes e outras práticas diárias.
A seguir estão algumas maneiras para você ajudar a criança a se tornar um bom leitor.
  • Leia sempre. Ações significam mais do que palavras. Quando seus filhos ou alunos o vêem lendo algo, vão querer seguir seu exemplo.
  • Leia mesmo se a criança solicitar que você conte a ela sempre as mesmas histórias.
  • Leia em voz alta para a criança. Esse ato ajuda as crianças a se tornarem bons leitores.
  • Comece a ler para seu filho desde pequeno. A hora de dormir é um momento propício para a leitura em voz alta.
  • Incentive a criança a também contar histórias para você.
  • Dê livros de presente.
  • Indique um lugar especial para que guardem e conservem suas fontes de leitura.
  • Ouça os comentários da criança sobre o que ela lê.
  • Histórias em quadrinhos também estimulam o hábito de ler. Negocie horários para TV, leitura, internet e games.
  • Incentive o cuidado com os livros emprestados pela biblioteca.
  • Elogie quando a criança estiver lendo.
  • Incentive o hábito de frequentar bibliotecas, livrarias e bancas de jornal.
(fonte: desconhecida)

Outro fator importante é estar atento para as características do grupo para o qual a contação/leitura será dirigida. Para o público infantil, segue algumas sugestões:

  • Pré-escolares (3 a 6 anos): histórias de bichinhos, brinquedos, objetos, seres da natureza (humanizados), histórias de repetição e acumulativas (Dona baratinha...), histórias de fadas.
  • Escolares:
7 anos – histórias de crianças, animais, histórias de fadas, aventuras no ambiente próximo: família,comunidade.
8 anos – histórias de fadas com enredo mais elaborado, histórias humorísticas.
9 anos – histórias de fadas com enredo mais elaborado, histórias vinculadas à realidade.
10 anos em diante – aventuras, narrativas de viagens, explorações, invenções, fábulas, mitos e lendas.


DEZ OBSERVAÇÕES SOBRE A ARTE DE CONTAR
Rosângela Rauen


1) A história: Escolher com carinho. Criar um roteiro visual e verbal, por episódio, na sequência da história, para visualizar enquanto narra. Preparar antes. Ensaiar sempre. Acreditar na história. Não explicar o conto.
2) O olhar: distribuir o olhar por toda a audiência, enquanto narra.
3) A voz: modular a voz, projetando-a em direção ao espaço. Usar um tom diferente do seu tom normal de conversa.
4) O gesto: usar gestos expressivos, que enriqueçam e acrescentem algo ao entendimento da história. Não prender qualquer parte do corpo.
5) O movimento: movimentar-se só quando a história exigir.
6) A linguagem: deve ser fluida e adequada à platéia. Se houver necessidade, incluir, de forma breve, no meio da narrativa, o sinônimo de uma palavra.
7) As pausas: usar adequadamente as pausas durante a história, o silêncio. O movimento sem palavras.
8) O ritmo: usar diferentes ritmos no decorrer da narração.
9) O erro: não denunciar o erro (troca de palavras, fatos e episódios). Esquecimento de algo ou sequência da história. Tentar recuperar os fatos importantes mais adiante, se possível.
10) A apresentação: sempre dar à apresentação um tratamento importante. Valorizar o momento em que a história vai ser narrada.

Sites relacionados ao livro e à leitura:



Fonte: Material utilizado no assessoramento para Atendentes de Biblioteca, 2010.
Elaboração:Marcia Patricia Kuligovski. (Blog: http://redebibliotecas.blogspot.com).

Referências
RAUEN, Rosângela. A importância da narrativa oral na formação de leitores.
In:GUSSO, Ângela Mari Chanoski; FINAU, Rosana Aparecida. Rumo ao letramento:1º ao 5º ano. Base, 2009.

RAUEN, Rosângela. Contação de histórias. Araucária, maio/2010. Curso ministrado aos professores regentes de modalidades diferenciadas (RMD literatura).


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