twitter
rss




A celebração pode ser tratada de forma lúdica e profunda, evitando-se excessos religiosos e sem que os alunos percam tempo demais entre ovos e coelhinhos. 

 

A Páscoa é, de fato, um evento importante para a sociedade brasileira, constituindo-se como a principal comemoração para os católicos, além de um fenômeno comercial na venda de chocolates. Este trabalho na escola merece, entretanto, alguns cuidados, para que não se perca tempo precioso de aula, nem se enfatize aspectos espirituais que cabem à família, e não à instituição de ensino.

Entender o significado dessa celebração deve ser o primeiro passo do trabalho na escola, já que a criança vem sendo bombardeada há semanas com comerciais de ovos de chocolate na TV - e pode concluir, com isso, que se trata apenas de um dia para trocar guloseimas. . "Por isso, sem enfatizar o aspecto religioso, mas sim histórico, pode-se explicar o que esse dia significa para os católicos”, confirma Patrícia Maria Silva Brum Pimenta, diretora pedagógica do Colégio Brumline, de São Paulo. Outra dica é trabalhar também o sentido da Páscoa Judaica, ou Pessach, sobretudo se houver alunos judeus na escola. Assim, introduz-se a noção de pluralidade religiosa, e o ponto de vista histórico-cultural ganha força.

Coelho não bota ovo. Esta não é uma confusão incomum, e vale a pena esclarecer o assunto com as crianças de 3º e 4º ano, partindo do trabalho com símbolos pascais em geral. Os ovos (por conterem uma nova vida) e os coelhos (por terem muitos filhos) tornaram-se símbolos populares da Páscoa, mas não têm, obviamente, relação direta entre si. Os alunos maiores, podem se deparar com um verdadeiro desafio de Páscoa: entender por que essa celebração não possui data pré-definida e o que isso tem a ver com o equinócio de outono, um conceito complexo, que se torna mais acessível quando abordado no contexto.
Já as crianças da Educação Infantil, a Páscoa pode ser um bom gancho para atividades lúdicas que envolvam compartilhar, um valor essencial para essa faixa etária. Outra dica, como estão com a imaginação a toda, é tirar proveito de uma busca pelos ovos deixados pelo Coelhinho da Páscoa, no estilo "caça ao tesouro", seja em casa ou na escola. "O enfoque pode ficar na brincadeira em si, e não no personagem do Coelhinho", aponta a psicóloga educacional Carmen Galluzzi, estimulando pais, professores e crianças a se juntarem nessa troca lúdica. Ovinhos de chocolate e coelhos de pelúcia ou sucata podem incrementar a fantasia característica da época, sem prejudicar em nada o andamento escolar.
Dividir os ovos também impede que as crianças se entreguem às guloseimas sem restrição. Afinal, o consumo de chocolate em excesso faz mal, e é bom que a criançada saiba. Outro bom gancho sugerido pela psicóloga educacional Carmen Galluzzi é a questão nutricional. "Em vez de comer chocolate, que tal experimentar os alimentos da dieta do coelho? Além de muito acessíveis, a alface e a cenoura são nutritivas e gostosas", lembra ela.

Fonte:http://educarparacrescer.abril.com.br/politica-publica/pascoa-escola-624397.shtml


Abaixo estão algumas sugestões de lembrancinhas para presentear











0 comentários:

Postar um comentário