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A biblioteca da SMED, que está situada no Centro Municipal de Formação Continuada e atende diariamente os profissionais que atuam nas escolas e CMEI’s do município de Araucária, está disponibilizando os livros de Lucy Machado.
Mais informações:   http://redebibliotecas.blogspot.com/

Conheça os títulos que fazem parte deste acervo.

Prefeitura do Município de Araucária
Secretaria Municipal de Educação
Tecnologia Educacional 




TÍTULOS DISPONÍVEIS NA BIBLIOTECA DA SMED
(ACERVO DA LUCY MACHADO) 





DISSERTAÇÕES 



LEONÇO, Valéria Carvalho de (org.). Laboratório de aprendizagem. PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE/Secretaria Municipal de Educação, 2007.

OLIVEIRA, Marcia Maria Heinen. A atuação dos professores dos laboratórios de aprendizagem em escolas cicladas do município de Porto Alegre-RS. 202 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2002.





LIVROS 




ABREU, Antonio Suarez. A arte de argumentar: gerenciando razão e emoção. 8. ed. Cotia: Ateliê, 2005.

ALFABETIZAÇÃO: espaços e desafios. Caxias do Sul: UCS, 1993.

ALMEIDA FILHO, Agassiz. Globalização e identidade cultural. São Paulo: Cone Sul, 1998.

ANTUNES, Ângela. Aceita um conselho: como organizar o colegiado escolar. São Paulo: Cortez: Instituto Paulo Freire, 2002.

AQUINO, Julio Groppa Aquino. Do cotidiano escolar: ensaios sobre a ética e seus avessos. São Paulo: Summus, 2000.

ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. História da educação. 1. ed. São Paulo: Moderna, 1989.

ARCE, Alessandra; MARTINS, Ligia Márcia (Org). Quem tem medo de ensinar na Educação Infantil. Campinas: Alínea, 2007.

ARROYO, Miguel; BUFFA, Ester; NOSELLA, Paolo. Educação e cidadania: quem educa o cidadão. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2001.

ARROYO, Miguel G. Imagens quebradas: trajetórias e tempos de alunos e mestres. Petrópolis: Vozes, 2004.

AZEVEDO, José Clóvis de. Escola cidadã: desafios, diálogos e travessias. Petrópolis: Vozes, 2000.

AZEVEDO, José Clovis; GENTILI, Pablo; KRUG, Andréa; SIMON, Cátia (Org). Utopia e democracia na educação cidadã. Porto Alegre: Universidade UFRGS/Secretaria Municipal de Educação, 2000.

BAGNO, Marcos. Pesquisa na escola: o que é como se faz. 15. ed. São Paulo: Loyola, 1998.

BARATTA, Giorgio. As rosas e os cadernos: o pensamento dialógico de Antonio Gramsci, Rio de Janeiro: DP&A, 2004.

BARROSO, João (Org). A escola pública: regulação, desregulação e privatização. 1 ed. Portugal: Porto, 2003.

BARROSO, João (Org). O estudo da escola. Portugal: Porto, 1996.

BASTOS, José Alexandre. O cérebro e a matemática. 1. ed. São José do Rio Preto: Edição do Autor.

BELISÁRIO FILHO, José Ferreira. Inclusão: uma revolução na saúde. Rio de Janeiro: WVA, 1999.

BLEGER, José. Psicologia da conduta. 2. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1984.

BOBBIO, Norberto. Liberalismo e democracia. São Paulo: Brasiliense, 2005.

BOLOGNA, José Ernesto. Diálogos criativos: Domenico de Masi, Frei Betto. São Paulo: DeLeitura, 2002.

BONNEWITZ, Patrice. Primeiras lições sobre a sociologia de P. Bourdieu. Petrópolis: Vozes, 2003.

BORDIGNON, Genuíno. Gestão da educação no município: sistema, conselho e plano. São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2009.

BOSSA, Nádia Aparecida; OLIVEIRA; Vera Barros de (Org). Avaliação psicopedagógica da criança de sete a onze anos. Petrópolis: Vozes, 1996.

BOVERO, Michelangelo. Contra o governo dos piores: uma gramática da democracia. Rio de Janeiro: Campus, 2002.

BOWLBY, John. Formação e rompimento dos laços afetivos. 3ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

BROOKS, Robert; GOLDSTEIN, Sam. Criando filhos seguros e confiantes. São Paulo. M.Books, 2004

BUCCIO, Maria Isabel; BUCCIO Pedro Augustinho. Educação especial: uma história em construção. Curitiba: Ibpex, 2007.

BUCI-GLUCKSMANN, Christinne. Gramsci e o Estado. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980.

CAMBI, Franco. História da pedagogia. São Paulo. UNESP (FEU), 1999.

CAMPOS, Dinah Martins de Souza. O teste do desenho como instrumento de diagnóstico da personalidade: validade, técnica de aplicação e normas de interpretação. Petrópolis: Vozes, 1969.

CAPOVILLA, Alessandra Gotuzo Seabra. CAPOVILLA, Fernando César. Problemas de leitura e escrita: como identificar, prevenir e remediar numa abordagem fônica. 5. ed. São Paulo: Memnon, 2007.

CARTA a uma professora: pelos alunos da Escola de Barbiana. São Paulo: Centauro.

CARVALHO, Alysson; SALLES, Fátima; GUIMARÃES, Marilia; UDE, Walter (Org). Políticas públicas. Belo Horizonte: UFMG; Proex, 2002.

CARVALHO, Angelina; DIOGO, Fernando. Projeto educativo. Porto: Afrontamento.

CHAPMAN, A. H. Crianças são os melhores psicólogos. 2. ed. Rio de Janeiro: J. Olympio, 1984.

CIASCA, Sylvia Maria (Org). Distúrbios de aprendizagem: proposta de avaliação interdisciplinar. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2003.

CLAWSON, Aileen. Bender infantil: manual de diagnóstico clínico. 7. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1980.

COGGIOLA, Osvaldo. Engels: o segundo violino. São Paulo: Xamã, 1995.

CORSI, Maria da Graça França. Visão subnormal: intervenção planejada. São Paulo: M.G.F. Corsi, 2001.

CORTELLA, Mario Sergio. A escola e o conhecimento: fundamentos epistemológicos e políticos. 13. ed. São Paulo: Cortez, 2009.

COSTA, Jorge Adelino; MENDES, Antônio Neto; VENTURA, Alexandre (Org). Políticas e gestão local da educação. Aveiro, Portugal: TIPAVE, 2004.

COUTINHO, Carlos Nelson. Contra a corrente: ensaios sobre democracia e socialismo. São Paulo: Cortez, 2000.

CURITIBA. Boletim Casa Romário Martins: memória da Rede Municipal de Ensino de Curitiba. Curitiba: Fundação Cultural de Curitiba, 2007.

CURY, Carlos Roberto Jamil. Lei de diretrizes e bases da educação: Lei 9.394/96. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.

DEL PRETTE, Zilda A.P. Psicologia das habilidades sociais: terapia, educação e trabalho. 7. ed. Petrópolis: Vozes, 2010.

DIAS, Edmundo Fernandes. Gramsci em Turim: a construção do conceito de hegemonia. 1. ed. São Paulo: Xamã, 2000.

DUARTE, Newton; ARCE, Alessandra (Org). Brincadeira de papéis sociais na educação infantil: as contribuições de Vigotski, Leontiev e Elkonin. São Paulo: Xamã, 2006.

DUARTE, Newton. Educação escolar: teoria do cotidiano e a escola de Vigotski. 2. ed. Campinas: Autores Associados, 1999.

DUARTE, Newton. O ensino de matemática na educação de adultos. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2001.

DUARTE, Newton. Sociedade do conhecimento ou sociedade das ilusões: quatro ensaios crítico-dialéticos em filosofia da educação. Campinas: Autores Associados, 2003.

DUARTE, Newton. Vigotski e o aprender a aprender: crítica às apropriações neoliberais e pós-modernas da teoria vigotskiana. 2. ed. Campinas: Autores Associados, 2001.

DUBAR, Claude. A socialização: construção das identidades sociais e profissionais. Portugal: LDA, 1997.

ELKONIN, Daniil B. Psicologia do jogo. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

FACCI, Marilda Gonçalves Dias. Valorização ou esvaziamento do trabalho do professor: um estudo crítico-comparativo da terapia do professor reflexivo, do construtivismo e da psicologia vigotskiana. Campinas: Autores Associados, 2004.

FARIA, Ana Lucia Goulart; MELLO, Suely Amaral. Linguagens infantis: outras formas de leitura. Campinas: Autores Associados, 2005.

FÁVERO, Osmar; SEMERARO, Giovanni (Org). Democracia e construção do público no pensamento educacional brasileiro. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2002.

FAZENDA, Ivani (Org). O que é interdisciplinaridade. São Paulo: Cortez, 2008.

FERNANDES, Waldemar José; SVARTMAN, Betty; FERNANDES, Beatriz Silvério.et al. Grupos e configurações vinculares. Porto Alegre: Artmed, 2003.

FERREIRA, Berta Weil. O cotidiano do adolescente. Petrópolis: Vozes, 1995.

FERREIRA, Naura Syria. Carapeto (Org). Gestão democrática da educação: atuais tendências, novos desafios. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2001.

FERREIRA, Naura Syria Carapeto (Org). A gestão da educação na sociedade mundializada: por uma nova cidadania. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

FERREIRA, Naura Syria Carapeto. AGUIAR, Márcia Ângela da S. Gestão da educação: impasses, perspectivas e compromissos. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2004.

FERREIRA, Naura Syria Carapeto (Org). Formação continuada e gestão da educação. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2006.

FERREIRA, Naura Syria Carapeto; BITTENCOURT, Agueda Bernardete. (Org). Formação humana e gestão da educação: a arte de pensar ameaçada. São Paulo: Cortez, 2008.

FERREIRA, Naura Syria Carapeto (Org). Políticas públicas e gestão da educação: polêmicas, fundamentos e análises. Brasília: Líber Livro, 2006.

FERREIRA, Naura Syria Carapeto (Org). Supervisão educacional para uma escola de qualidade: da formação à ação. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2000.

FERREIRA, Naura Syria Carapeto. Supervisão educacional: uma reflexão crítica. 13. ed. Petrópolis: Vozes, 2007.

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